terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Calendário do Estudante

Dizem que e no Ano Novo que as pessoas fazem mais planos, projectos, estabelecem objectivos...
Mas eu, como muitos outros estudantes, apercebi-me que para mim já não e bem assim: o inicio do ano lectivo e que e perfeito para estabelecer metas.
Na verdade, e no inicio do Ano Lectivo que começa o Ano.
Depois de tanto tempo a estudar, o meu calendário ficou completamente distorcido: não existe Inverno, Primavera, Verão e Outono... Existem Ferias; Primeiro Semestre (outrora primeiro período), com um evento muito especial pelo meio, que são as "Ferias de Natal" e o Segundo Semestre (antes o segundo período), durante o qual celebramos o "Carnaval" e a "Pascoa" (a qual, antigamente, se seguia o terceiro período).
Assim, o nosso calendário e um ciclo onde ferias e semestres ou períodos se seguem uns aos outros alternadamente, onde os meses, as semanas e os dias apenas servem para determinar a data de algum teste, exame, ou entrega de um trabalho, ou ate mesmo os dias em que podemos dormir mais umas horas... As festas e feriados são pausas ideais para descansar ou adiantar trabalho, que surgem como davidas no nosso extenuante calendário e que não tem outro significado senão o quanto nos são úteis. Quanto as estações do ano, das quais raramente nos lembramos, não passam da temperatura e das condições meteorológicas de cada dia, e servem apenas para determinar que roupa vestimos ou a que lugares podemos ir agora com a família e os amigos.
Bizarro, não e?

Ps: Estive à uns dias com um primo meu, e, ao ouvi-lo falar, apercebi-me de que para ele não existem idades, mas anos lectivos. Por exemplo, em vez de dizer: "Quando eu tinha onze anos..." diz: "quando eu estava no sexto ano..." . Assustador, não?!

Sem comentários:

Enviar um comentário